HOTSCOOL BLOG

5 dicas para implementar e escalar seus treinamentos com clientes

Crie e escale um programa de treinamento robusto para os seus clientes

Seus produtos ou serviços não têm nenhum valor se os seus clientes não entenderem como adotá-los ou interagir com eles da forma correta. É preciso garantir que o seu cliente tenha a melhor experiência. Por isso, cada vez mais, empresas estão voltando sua atenção para programas de treinamento dos seus clientes - para que eles tenham uma experiência perfeita com o seu produto, entregando valor a eles desde o início e com regularidade.

O treinamento do cliente é uma ferramenta poderosa que as empresas utilizam para ajudar os seus clientes a tirarem o máximo proveito dos seus produtos e transformá-los em verdadeiros embaixadores da sua marca. No entanto, é necessário que sua empresa utilize uma solução de treinamento para escalar e fornecer uma experiência de aprendizagem rica, de alta qualidade e consistente para os seus clientes.

Neste artigo você vai ver como criar e desenvolverr um programa de treinamento para os seus clientes dentro da sua organização de forma fácil e escalável.

Definindo o treinamento e a educação do seu cliente

Treinamento de clientes é, em sua essência, conteúdos criados para educar, engajar e reter seus clientes (sejam eles novos ou existentes). Normalmente, esses treinamentos são realizados através de canais pessoais ou sob demanda através de canais de suporte utilizados pelas empresas. Os cursos ou programas de treinamento destinam-se a ajudar os usuários do seu produto ou serviço a entender como funcionam e fazer com que o seu cliente enxergue cada vez mais valor.

 

 A importância de um programa de treinamento robusto

Treinar clientes está se tornando cada vez mais essencial para as empresas à medida que suas necessidades e expectativas só aumentam em relação ao uso de um produto ou serviço.

Além disso, os líderes do setor citam constantemente a falta de adoção de produtos como um dos principais desafios da jornada do cliente. Com um programa estruturado de treinamento e educação, seus clientes aprenderão rapidamente como usar o seu produto ou serviço corretamente e extrair o máximo deles.

Atender às expectativas do cliente e melhorar a adoção do produto ou serviço é uma estratégia eficaz para retê-los, reduzir o churn eainda gerar diversas oportunidades de feedback para melhorias.

Os benefícios de se treinar clientes

Priorizar as iniciativas de treinamento de clientes ajudará sua organização a:

  • Aumentar a satisfação dos seus clientes;
  • Fidelizar seus clientes;
  • Aumentar as  taxas de retenção de seus clientes;
  • Obter maiores chances de upselling;
  • Gerar um boca a boca positivo e desenvolver embaixadores da sua marca;e
  • Aumentar receita.

Criando um programa de treinamento de clientes escalável

Embora seja importante introduzir iniciativas adequadas e estruturadas de treinamento de clientes, também é igualmente importante garantir que essas soluções sejam escaláveis. 

Veja abaixo 5 dicas para implementar os treinamentos com seus clientes dentro da sua empresa.

1. Avalie as necessidades educacionais dos seus clientes

Antes de fazer alterações ou melhorias, revise seus treinamentos atuais e avalie as necessidades educacionais dos seus clientes que não estão sendo atendidas. É importante identificar e considerar os desafios e as dores que os seus clientes estão enfrentando para obter o sucesso na utilização do seu produto ou serviço. Isso é fundamental e é a base para que seus programas de treinamento e educação consigam avançar e trazer os resultados esperados.

2. Reavalie o conteúdo do seus treinamentos

Com uma visão clara dos seus pontos de melhoria, tendo em vista os desafios e dores identificados na etapa anterior, faça um balanço dos conteúdos que você já possui e determine se esses materiais e ferramentas estão atendendo às necessidades reais do seu cliente. Além disso, considere como você compartilha essas informações e avalie os resultados desses esforços: apresentação power point, vídeos, webinars, sessões de treinamento 1:1, dentre outros. Essa avaliação será fundamental para a criação e estratégia de conteúdo de treinamento a longo prazo.

3. Migre seus treinamentos para o digital

O treinamento presencial é caro e difícil de escalar à medida que sua base de clientes aumenta. Além disso, você não tem ferramentas ou relatórios para identificar se realmente aquelas pessoas absorveram todo o aprendizado necessário para extrair o máximo do seu produto ou serviço. Utilize uma plataforma para treinamento e desenvolvimento online onde consiga fazer a gestão e acompanhar o progresso, métricas e engajamento dos seus clientes dentro de cada treinamento. Isso ajudará sua empresa a reduzir significativamente os custos de treinamento e aumentará os resultados junto aos seus clientes. E vale ressaltar que esses treinamentos podem ser altamente interativos com o uso adequado de vídeos, webinars, enquetes, quiz, avaliações, tarefas, social learning e muitos outros recursos.

4. Ofereça treinamentos online para reduzirseus esforços com suporte e customer success

Ao oferecer programas de treinamento online, seus clientes acessarão os conteúdos quando e como quiserem, sem restrições de horário! Isto reduz consideravelmente os esforços e trabalho das equipes de suporte e/ou sucesso do cliente.

5. Crie metas, KPIs e faça uma microgestão

Não basta matricular seus clientes nos treinamentos e abandoná-los. Crie KPIs e indicadores e realize uma microgestão acompanhando de perto o progresso e o engajamento das pessoas em cada treinamento.

Dentre os principais KPIs (indicadores) de treinamento e desenvolvimento de pessoas podemos citar os 10 mais importantes:

  1. Taxa de Adesão
  2. Taxa de Abandono
  3. Reação dos clientes aos treinamentos
  4. Avaliação média do aprendizado
  5. Aproveitamento individual
  6. Clientes alcançados
  7. Taxa de treinamento via multiplicadores internos
  8. Média de treinamentos por pessoa
  9. Tempo médio de treinamento por pessoa
  10. Valor total investido x Retorno de Investimento (ROI)

 

Aqui na Hotscool, entendemos a importância do onboarding e treinamento de clientes e estamos aqui para te ajudar. Crie hoje mesmo sua conta Trial e explore todo o potencial de uma plataforma robusta e simples de usar. Se você quer aumentar a receita da sua empresa, acompanhar o sucesso do cliente no seu produto ou serviço e promover uma comunidade de embaixadores da sua marca, solicite uma demonstração hoje mesmo .

Autor
Sérgio Burlamaqui
Creado en
19/10/2022 14:31
Actualizado
19/10/2022 15:49
Potencie los nuevos talentos con Hotscool hoy mismo.
© 2021 Hotscool